segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Que tecla apertar?


Espero não ser repetitiva, mas não dá para falar de outra coisa a não ser eleições. Foram matérias interessantes que li durante todo esse tempo e, ainda mais, com as revelações do primeiro turno... Você sabe que o novo vereador de Cruz das Almas, município da Bahia, vai ser um catador de papel? Isso mesmo, um catador de papel foi o candidato mais votado. Sabe que o município de Benedito Leite (MA) foi o único (ú-ni-co) a não realizar as eleições no dia 5 de outubro. Por quê? Porque lá é o povo quem manda. “Alguns rebeldes” incendiaram a ú-ni-ca seção eleitoral da cidade. Aí ficou complicado votar...

Mas complicado mesmo está a situação do eleitor brasileiro. Os primeiros obstáculos já foram superados. Escolher os candidatos e apertar a tecla verde - confirma! Em vários municípios foi confirmado o segundo turno, mas o povo está perdido. Não poderia ser diferente, as propagandas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não orientaram em nada... O básico não foi dito: o que levar no dia da votação, como justificar, quem não votou no primeiro turno deve votar no segundo? Quem não vai poder votar em nenhum dos dois, o que faz? Sapateia? Ou aperta a tecla vermelha – corrige?

Corrige o quê? As propagandas incompreensíveis do TSE ou falta de cuidado da mídia que está “pecando” em certas informações? Lúcia Hipólito, uma comentarista política, falou na semana passada na rádio CBN (
www.cbn.com.br) exatamente sobre esse tema: o eleitor não sabe o que fazer no segundo turno. Mas, será que ele soube no primeiro? A comentarista revelou que recebeu inúmeros e-mails com dúvidas sobre os procedimentos para o segundo turno. E pasmem! Ela recebeu e-mails, ou seja, pessoas que tem acesso (até demais) às informações.

É, pelo jeito, só apertando a tecla branca. Quem sabe assim essa história toda não se apaga e a gente consegue acordar desse “chato” pesadelo...

5 comentários:

Carlos Maurício Ardissone disse...

É Marina. Vangloriamo-nos de ter as eleições mais rápidas do mundo, em termos de apuração, mas de que valem as maravilhas da tecnologia se a cultura política não é incutida no povo?

Marina Amaral disse...

Hoje, o G1 publicou a matéria “Candidatos com ficha suja estão entre os vencedores da disputa eleitoral”.

Um dos resultados mais surpreendentes nas eleições que aconteceram no último domingo, em todo o Brasil, é a eleição de candidatos com “ficha suja”. Dos 75 vereadores que tinham algum problema com a Justiça, 37 foram reeleitos; dos 126 prefeitos e vice-prefeitos com “ficha suja”, 45 vão - ou estão tentando - continuar no cargo. Alguns deles estão na cadeia.(Matéria do site G1, 13.10.08 - www.g1.com.br)

O que dizer???

Abraços,
Marina A.

Gabriela Matarazzo disse...

Mari, esse pesadelo não tem fim!
O ex vereador aqui da minha cidade tbm era catador de papel, e ele vivia bebado nas ruas! Não trabalhava nunca e até fugiu por um tempo e saiu na tv e nos jornais a cara do desgraçado, pq a família estava desesperadamente a sua procura. Qdo encontraram o cidadão, ele estava em uma cidade próxima dormindo na rua, pq estava com crise de identidade. É mole? Pode rir!!!!

O Carlos falou tudo aí em cima!!!

Marina Amaral disse...

Ontem, segunda-feira (13), o TSE lançou os novos vídeos da propaganda eleitoral. O objetivo, de acordo com o site do TSE, é orientar e esclarecer as dúvidas dos eleitores...

É, esperança é a última que morre... o problema é saber se ela ainda existe!

Amanhã tem nova cutucada!!

Rodrigo Otávio disse...

Nossa, é tudo muito louco. Fiquei perplexo quando soube que o Severino Cavalcanti foi eleito prefeito na cidade em que ele nasceu em Pernambuco. Caramba, em que mundo estamos?