quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O acento sai e a crise fica

Diante da crise econômica que o mundo enfrenta, o Brasil “para” e admira a “ideia” do acordo assinado, nesta semana, que unifica a ortografia em oito países que falam a Língua Portuguesa. Fique “tranquilo”, segundo o presidente da República, nosso país é blindado e nada sofrerá com a crise econômica. Então, teremos tempo de pensar na crise lingüística. Certo?

Enquanto as bolsas despencam, nós, brasileiros, acabamos de ampliar o alfabeto, que passa a contar com mais três letrinhas: k, w, y. Para o presidente da República, isso realmente deve ser um lucro. Mais uma coisa que cresce no Brasil, além de sua popularidade...

Os acionistas do mundo inteiro não sabem se tiram ou deixam o dinheiro investido. Na nova ortografia, a regra é mais simples: tira tudo. Tira trema, tira acento, tira hífen... vai tirando até ficar da forma que o povo gosta, simples e sem complicações.

A novidade entra em vigor no próximo ano, mas os países terão até 2012 para se adaptar. Isso que é prazo bom! Já pensou fazer um empréstimo e pagar a primeira parcela depois de quatro anos? Nesse período de transição, ficam valendo tanto a ortografia atual quanto as novas regras. Assim, concursos e vestibulares deverão aceitar as duas formas de escrita — a atual e a nova. Viu aí a crise. E a criança que está sendo alfabetizada? Ela aprende as duas formas, mas depois só vai usar a nova ortografia?

É... desse jeito dá pra dizer que seremos “bilíngue”, não é mesmo? Sinceramente, sinto “enjoo” de ver esse “voos” do Brasil.

* O título foi uma inspiração do meu amigo de trabalho, Rodrigo Otávio.

3 comentários:

Carlos Maurício Ardissone disse...

É Marina, no momento em que crise financeira atinge de uma ou de outra forma a todos, por seu viés globalizante, resolvemos globalizar nossa língua portuguesa, pelo menos entre os membros da CPLP. E as pecualiaridades locais e regionais, os bons e maus "ranços" linguísticos nacionais? Onde ficam? Pretendem que escrevamos de forma igual todos - portugueses, brasileiros, angolanos, etc. Estamos empobrecendo nosso patrimônio cultural ou fortalecendo-o? Ainda não sei a resposta.

Anônimo disse...

ESSE ACORDO SÓ FEZ DEIXAR MINHA CABEÇA EM DESACORDO COM TANTA "NOVIDADE".
VIVER SEM CERTOS ACENTOS VAI SER COMPLICADO!
É BOM QUE A GENTE PODE ERRAR UM POUQUINHOS NOS CONCURSOS DAQUI PRA FRENTE. AI NINGUÉM VAI SABER SE ESQUECEMOS O ACENTO OU SE JÁ ESTAMOS EVOLUÍDOS.

Gabriela Matarazzo disse...

Mari... essa foi a melhor "cutucada" que eu ja li no seu blog.
Eu ODEIO o Lula! E tenho vergonha de morar num país em qual ele governa.
Ele vai simplificar cada vez mais, até deixar todas as crianças burras, igual ele é.

Bjossss