segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Ser telespectador

Que tipo de telespectador você é? Eu descobri que sou chata. Chata mesmo, converso com a televisão o tempo inteiro, questiono tudo e ainda aproveito a era da internet para me comunicar com todos os produtores e responsáveis pelos programas que vejo. Dias atrás, um programa semanal começou a exibir uma série de reportagens sobre jovens problemáticos nos Estados Unidos, Canadá e outros lugares. Pensei: temos poucos problemas no Brasil que precisamos importar os de fora! Imagina, nem temos jovens viciados aqui, jovens que matam, que roubam... sem falar dos jovens de classe média que botam fogo em índio porque acham que é mendigo, ou aqueles que espancam uma empregada doméstica porque ela se parece com uma prostituta.

Talvez seja mais interessante para uma emissora mostrar a situação de fora. A série de reportagem comprada pode ser mais barata do que produzir algo aqui no Brasil. Quanto custaria colocar um jornalista, um psicólogo, uma autoridade, um especialista e filmadoras ligadas o dia inteiro dentro da casa de uma família de classe média em Brasília, que tem um filho viciado, que já espancou a família inteira e vendeu tudo da casa por causa do crack?

No programa semanal, o jovem problemático dá audiência. Primeiro, porque está em uma emissora "de peso" e segundo porque pode parecer algo distante. Imagina se na minha família isso acontece? Talvez na sua não, mas o vizinho que mora ao seu lado tem um filho assim ou em uma situação pior.


Ainda não descobri qual é a real preocupação das emissoras ao exibir esse tipo de notícia. Mas, muitas vezes, parece estar só na audiência. E a sua preocupação qual é? Eu continuo falando com a televisão e mandando e-mails sempre... quase nunca tenho respostas, mas responder aos telespectadores talvez não seja a preocupação...

6 comentários:

Unknown disse...

Oi Marina, achei seu blog pelo Totalmente sem -noção. Muito bom seus textos. Também sou jornalista e tenho mesmo hábito: Converso com a TV e gosto de reclamar, sugerir e perguntar a produtores e editores meus questionamentos. Quase nunca recebo a resposta, mas ser curiosa e chata faz parte do pacote da profissão.

Eu tb me fiz a mesma pergunta, quanto ao quadro com jovens de outros Países nesse programa semanal. Não entendi, mas aceitei a desculpa dada pelos apresentadores, de que no Brasil as leis não permitem mostrar cenas da vida real. Mas, muitos meios de comunicação se utilizam dessas cenas, discretamente, mas se utilizam.

Um abraço e eu sou Jornalista um poquinho longe de vc... na Paraíba.

Editor-chefe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Não consigo mais ver Televisão com olhos de telespectador. Sou crítico ao extremo. Reclamo de tudo. Mas gosto de ver coisas boas também. Regina Casé? Me amarro! Tem mulher que sabe produzir melhor do que ela? Saca demais. Espontaneidade em pessoa e tira coisas das pessoas muito engraçadas.
E concordo com vc, Marina. Temos que valorizar produções nacionais. A realidade da terra da Rainha é bem diferente daqui. Enfim, é isso!
Parabén pelo blog mais uma vez. fred

Marina Amaral disse...

Elane e Fred!!
Adorei a visita. Passem sempre por aqui, prometo boas cutucadas e textos novinhos de segunda a sábado.

Elane, você tem blog???

Fred, te vejo na TV :)
Um cheiroooo!

Unknown disse...

Não. Por incrivel que pareça, tenho milhares grifados em meus favoritos, mas não tenho nenhum. Até pensei em fazer, mas, tive receio de não atualizá-lo sempre e por isso decidi continuar não tendo.

Mas, veio a vontade de fazer. Acho que o blog é a nova síndrome dos jornalistas...Espaço pra escrever e expor idéias é sempre bem- vindo. Mas, esbarramos na falta de tempo. Por isso o receio de manter uma: ATUALIZAÇÃO CONSTANTE.

Li em um desses milhões de blogs que acesso, uma discussão sobre jornalistas blogueiros. Tendência do novo jornalismo (NEM TÃO NOVO ASSIM!)

Mas, voltando a pergunta. A TV em que trabalho aqui em Campina Grande- Paraíba é afiliada da TV Cultura e há tempos que sugiro que no site da Emissora, tenha um espaço para o blog da redação. Gostaria muito de escrever.

Sugeri isso em uma afiliada da Globo, na qual tb trabalhei, lá a proposta foi esquecida totalmente. Na minha atual filial, estão pensando seriamente na idéia. COISAS DE JORNALISTA.

abraços e eu vou voltar sempre.

Marina Amaral disse...

Elane, me manda seu e-mail no amaral1808@gmail.com. Tenho algumas sugestões e vamos trocar umas idéias. E passe por aqui sempre... no mínimo, vai encontrar boas (péssimas) cutucadas!!

B-jo
Marina A.