segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Sem condição

Fiquei uma semana sem carro em Brasília. Algum mutante resolveu levar a lateral do “marimóvel”. Tudo bem, cenas do cotidiano. Fui deixar o carro na oficina. Em frente à loja tem várias paradas de ônibus. Fui até uma pegar o “busão”. Sem condições! Depender do transporte público em Brasília ainda é uma missão desafiadora. Fiquei quarenta minutos na parada até descobri que o ônibus que eu tinha que pegar só passava no ponto da frente. Atravessei a rua. Depois, esperei mais trinta minutos pelo ônibus. Quando achei que a saga estava no fim, soube que o ônibus não ia parar onde eu queria. Resultado: tive que entrar em dois “busão” pra chegar em meu destino final.

Nas paradas, não existe informação de que ônibus você pode pegar nem de que ônibus pára ali. Nos “busão”, o percurso também não aparece. Imagina um turista aqui, gente? Talvez, ele fique bem perdidinho... Eu que moro na cidade fiquei!

Quantas vezes eu mesma já produzi matérias sobre a falta de ônibus e o caos que é o transporte em Brasília. A impressa mostra o problema diariamente, mas o que muda? Por enquanto, pouca coisa. A população continua convivendo com ônibus sucateados, atrasos e falta de paradas decentes. É porque tem ponto de ônibus que nem “teto” tem. Você fica lá debaixo de sol, de chuva... E fica, no mínimo, trinta minutos.

Depois de uma semana, estava com o marimóvel. Mas não me esqueci dos brasilienses que precisam de um “busão” para chegar ao trabalho, para levar um filho ao médico, para ter um dia de lazer no parque da cidade. É preciso tentar mudar a realidade enquanto dá tempo. Amanhã, talvez, você fique sem sua diarista. O ônibus não passou. E você perdeu a reunião...

3 comentários:

Rodrigo Otávio disse...

O velho filme da cidade que sempre se repete. Transporte público caro, desreipeito com todos os cidadãos que usam o serviço, principalmente os que moram nas Satélites, que andam grandes distâncias em pé, sem nenhum conforto. Até agora nenhuma política para o setor foi eficaz. Enquanto isso, as pessoas enfrentam dificuldade no ir e vir de todos os dias. Esses políticos parecem governar contra o povo.

Gabriela Matarazzo disse...

Marina, que linda vc é!
Finalmente encontrei seu blog.
ADOREEEEI!

Aqui em Sta Bárbara ainda bem que não temos esse problema. Mas é cidade pequena, né? Ja em SP é um inferno e qdo o ônibus passa ta lotado e não cabe mais uma agullha lá dentro.
Vou voltar sempre aqui!
Um bjo

Felipe disse...

Metrô é a solução pra todos os problemas de transporte. Pena que demoraram muito, muito mesmo, pra perceber isso aqui. Outro dia fui andar de metrô (à toa, porque ele nem passa perto da minha casa, na Asa Norte) e fiquei encantado com a beleza e estrutura da estação da 108 sul. Metrô dá agilidade, previsibilidade, clareza nos trajetos e ainda desafoga as ruas, avenidas e estacionamentos da cidade. Pena que vai demorar anos e anos ate que tenhamos um metrô bem abrangente...