segunda-feira, 2 de março de 2009

Ressaca do carnaval


Sei lá se o carnaval terminou ou se já começou o “esquenta” para 2010. Nesses dias de folia, o povo esquece dos problemas e a única regra é se divertir. Está certo, a gente já passa o ano preocupado demais. Vale usar qualquer fantasia, cantar qualquer ritmo, beijar na boca de qualquer pessoa e beber qualquer coisa que vá te deixar “doidão”.

Não tenho preconceito e até faço parte do bloco dos quaisquer... o que me chama atenção no carnaval é a inversão dos valores de notícia na impressa. Os assassinatos, a violência, a corrupção, as mortes e Cia dão lugares nas manchetes para as celebridades e rainhas seminuas e com corpos coloridos. Até os anônimos viram celebridades no carnaval e ocupam a capa de grandes jornais. Alguns amigos jornalistas retrucam: “Ué, Marina; mas é isso que o povo quer ler e ver. Ninguém quer esquentar a cabeça...”

Concordo! Ninguém quer esquentar a cabeça. No carnaval, o que vale mesmo é mostrar coisas coloridas, gente famosa, praias lotadas, blocos na rua, gente feliz. Mas, durante o carnaval coisas bizarras acontecem e a mídia dá apenas uma nota (ou nem dá). Foi o caso dos dois jovens mortos em Ouro Preto. No meio da multidão, eles levaram tiros nas costas e os corpos ficaram no chão. Depois que a multidão passou, cantando e sambando... lá estavam os corpos estendidos. “Quem matou? O que aconteceu? Brigas? Ciúmes?” Eu não sei dizer, nem mesmo o jornal que deu a notícia, porque a manchete era: Daniela Mercury caiu em cima do trio elétrico em Salvador. Ao abrir o jornal, fotos em sequência do tombo da rainha baiana. Já os jovens mortos... a notícia está na coluna lateral do jornal...

“A gente publica o que o povo quer ler, ver e ouvir. Publicamos o que vende!” Foi isso que uma amiga jornalista, que trabalha em um jornal impresso, me falou quando questionei esse fato... ainda bem que o carnaval passou e eu poderei (poderemos) voltar a ler notícias!

2 comentários:

Marina Amaral disse...

Agora, sim!
Estamos de volta: eu e minhas cutucadas...

Novas atualizações todas as segundas, quartas e sextas. Aos sábados, a cutucada da semana!

Cutuque você também e deixe seu comentário sempre.

Abraços,
Marina Amaral

Rodrigo Otávio disse...

Estava com bastante saudade deste espaço aqui. A Marina sempre dá umas cutucadas bem pontuais. E essa de pós carnaval é a pura realidade. Os veículos de comunicação fazem de tudo para atrair o patrocínio das empresas de cerveja e outras corporações que faturam alto com os fuliões. Aí a linha editorial até muda. Tem um ditado que ouvi por aí que é bem real e cabe muito bem para a imprensa. "Dinheiro na mão... cueca, calcinha e o que mais for necessário no chão". Infelizmente é assim.
Marina, que bom ter este espaço de volta.