sábado, 7 de março de 2009

Cutucada da semana - Aborto

A menina de 9 anos que teve a gravidez de gêmeos interrompida, no Recife, deve receber alta nesta quinta-feira (5). Na parte da manhã, ela passou por uma avaliação no hospital onde está internada. Segundo os médicos, ela passa bem, está tranquila e deve receber alta na parte da tarde. Por decisão do Ministério Público de Pernambuco, a criança não retornará para a cidade onde nasceu, no interior do estado. Ela permanecerá no Recife, sob proteção.
Excomunhão
Na quarta-feira (4) o arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, excomungou da Igreja Católica os médicos e todas as pessoas envolvidas na interrupção da gravidez, por entender que este procedimento é contra as leis de Deus.
De acordo com o médico Olímpio Moraes, se a gravidez continuasse, a saúde da menina poderia ser seriamente comprometida. “O risco poderia ser até de morte, ou uma sequela definitiva, fazendo com que ela não pudesse mais engravidar”, diz. No Brasil, a lei permite que o aborto seja realizado em caso de estupro, ou se a mãe corre o risco de morrer. “Ela está incluída nos dois casos. Como médicos, nós não podemos deixar que uma menina de 9 anos seja submetida a este sofrimento, ou até que ela pague com a própria vida”, diz Moraes. O arcebispo considera que houve crime. “A lei de Deus está acima da lei humana. Quando a lei dos homens é contrária à lei de Deus, esta lei não tem nenhum valor”, diz o arcebispo.
Violência
A gravidez foi descoberta na semana passada, depois que a menina reclamou de dores e foi levada a uma unidade de saúde. Os médicos classificaram a gestação como de alto risco, pela idade e por ser de gêmeos. Segundo os médicos, a mãe pediu para que o aborto fosse realizado.
O padrasto da menina foi preso, suspeito de ter abusado da garota e ser pai dos bebês que ela esperava. De acordo com a polícia, a menina sofria violência sexual desde os 6 anos. O mesmo homem é suspeito de abusar da enteada mais velha, uma adolescente de 14 anos.
* Matéria retirada do site G1, publicada em 05.03.09

2 comentários:

Marina Amaral disse...

Com essa notícia da semana voltamos a velha discussão sobre o aborto... Ontem, nos telejornais a repercussão foi por que o agressor também não foi excomungado? A resposta da santa autoridade: o crime de estupro é grave, mas mais grave ainda é tirar a vida de alguém. Se for por essa linha de pensamento, todos os assassinos devem ser excomungados... Nesses casos, percebo que a Igreja ainda é muito engessada. Uma criança de nove anos mãe de gêmeos???? Realmente, o Apocalipse chegou...

Gabriela Matarazzo disse...

Nossa, Ma.... sou católica, mas o que esse arcebispo disse eu achei RIDÍCULO! Com o aborto essa criança vai ter q ter um preparo psicológico mto forte, imagina com os gêmeos?? Nesse caso sou a favor do aborto sim!!!

E vc, como ta?
Saudade!
bjossss