segunda-feira, 8 de junho de 2009

Público ou privado?


Semana passada, as fotos do primeiro-ministro da Itália, Sílvio Berlusconi, publicadas no jornal espanhol El Pais, reavivaram a discussão entre o interesse público e o privado. As fotos mostravam o primeiro-ministro, em sua casa na ilha da Sardenha, na companhia de convidados nus ou com pouca roupa e mulheres fazendo topless. Sinceramente, qual é o lead dessa notícia, ou seja, os pontos mais importantes?

A publicação de fotos inéditas da privacidade de uma pessoa pública não passa de espetáculo! O primeiro-ministro não estava nu, fazendo a festinha, em seu gabinete... A mídia sabe bem diferenciar o interesse público do privado; mas nesse ponto explora esse tipo de “notícia” porque os espetáculos aumentam a venda do jornal.

Não dá pra ser irônico e utópico... o interesse é claro! Mas cabe uma boa avaliação antes de publicar essas coisas, porque daqui uns dias as manchetes dos jornais poderão ser as autoridades sentadas em um vaso sanitário... Coitados! Só eles fazem merda mesmo, não é?

Um comentário:

Rodrigo Otávio disse...

Parece brincadeira essa limitação mental e moral dos políticos. Pior de tudo é ver a globalização da falta de escrúpulos. Seja na Itália, no Brasil, na África ou na Ásia. Os caras querem poder, vaidade e suruba as custas do povão. Quem é pessoa pública, com certeza tem a vida privada como referência ou estará sempre em evidência. Para os que dirigem uma nação então, fica mais complicado. No país da macarronada, o primeiro ministro, o homem mais rico do país, no alto de seus mais de 70 anos, ostenta luxuria com boas doses de sacanagem. No país do futebol e do carnval, os políticos não fogem à regra. Eles estão se lixando pra tudo e todos. Querem mesmo é relexar e gozar. Se for com dinheiro público, melhor ainda. Ligam pra disque-sexo com a verba de gabinete, usam as cotas áreas pra fazerem um turismo bem gostoso por aí, dão festinhas animadas em hotéis famosos na capital do poder, e, para não deixar a política de lado, fazem parcerias, as famosas orgias, público-privadas para bancar esse ciclo e permitir que ele se perpetue. Nas eleições de 2010, camisinha meu povo!!! Vamos nos previnir dessas DSTs da política!!!