segunda-feira, 6 de julho de 2009

Dois mil e dez

O próximo ano promete... Copa do Mundo e eleições. Os dois grandes eventos serão marcados por disputas. No futebol, o desafio será a vitória. Nas eleições, o desafio é do Tribunal Superior Eleitoral, que tenta “definir” as regras do uso da internet pelos candidatos.

Por enquanto o que temos é uma bíblia eleitoral, que não acompanha a modernização. Estamos no século da tecnologia. Mas nas últimas eleições (em 2008), nada de campanha na internet! Por que? E como tentar definir regras na internet, se ela própria não tem regras. É o espaço mais democrático que conheço... gratuito e sem punição. Basta lembrar dos casos de pedofilia, de racismo e rixas de gangue na rede.

Como “bons fiéis”, os políticos tentam interpretar e respeitar a bíblia eleitoral... Em vez de campanha, criam blog, twitter, orkut, e-mail... Nada de mais, não é? São apenas sites pessoais e uma forma de se aproximar do eleitor como um cidadão comum.

E agora TSE? É proibido ter um blog, onde o candidato não se apresenta como “tal”, mas sim como um cidadão que tem um espaço gratuito (na internet) para divulgar suas ideias? E o eleitor como vai agir? Está preparado para ser "bombardeado" com essas inovações em 2010?

3 comentários:

Daniel disse...

Parabens Má!
Fico feliz em saber que você está escrevendo sempre.

bjos

Marina Amaral disse...

Deu no Correio Braziliense - 06.07.09

Regras eleitorais
A Câmara dos Deputados se prepara para votar, nesta semana, novas regras eleitorais. O projeto de lei que trata de questões como doações online e campanha na internet foi aprovado em regime de urgência em reunião de líderes na semana passada. O texto permite, por exemplo, a propaganda de candidatos em blogs, Orkut, Twitter, Facebook e outras redes sociais. Nas últimas eleições, no entanto, de acordo com resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o espaço do candidato na rede se limitava a site oficial e ao endereço eletrônico do partido.

LUCAS RODRIGUES disse...

Má!

Para o TSE é tão difícil saber o que é certo ou errado na net, quanto é pra seleção chegar ao título na copa.
Acho que por enquanto, vai ser mais fácil combater os abusos, como foi no caso da pedofilia e os outros... rolou solto pra depois acontecer alguma coisa!

Boa cutucada!!!

beijão