sexta-feira, 18 de junho de 2010

Cinco anos

Do primeiro mês de vida ao cinco anos de idade, coisas importantes acontecem na vida de uma criança. Ela descobre que tem membros, que tem paladar, olfato, que os objetos tem cores, cheiros... Elas descobrem sons, aprendem a ouvir, aprendem expressar suas vontades... Neste período, elas também desenvolvem sua personalidade e seu caráter. Exatamente, no quinto ano, ela “amadurece” socialmente, emocionalmente e mentalmente. Nesta semana, o Conselho Nacional de Justiça chegou nesta fase. Cinco anos de vida!

Como no desenvolvimento infantil, o CNJ amadureceu! Criado em 2005, para auxiliar o Judiciário, este Conselho já mostrou o tamanho de sua importância para a sociedade. Durante cinco anos, colecionou ações inovadoras como a Criação do Cadastro Nacional de Adoção, que reduziu o número de crianças sem família, o projeto Começar de Novo – um recomeço para os ex-presos, os Mutirões carcerários, que ajudaram a tirar das cadeias detentos que tinham cumprido suas penas. A resolução sobre o fim do nepotismo foi um marco para o Judiciário e exemplo para toda a administração pública. O tema virou inclusive súmula vinculante do STF.

A cada 15 dias, os 15 conselheiros do CNJ realizam uma sessão plenária, onde julgam, punem, assinam acordos, parcerias... Parcerias que vem dando resultado, principalmente, com os tribunais de Justiça espalhados pelo país. Por meio do CNJ, muitos já estão completamente informatizados, o que possibilita a celeridade e agilidade dos processos e ações. Por meio das inspeções, o Conselho identifica problemas administrativos e exige correções.

É, nesse aniversário de cinco, realmente, o CNJ tem o que comemorar... Cresceu e vem escrevendo sua história no Judiciário. A população brasileira é que ainda precisa amadurecer e explorar mais os avanços do Conselho...

Um comentário:

Marina Amaral disse...

Quem nunca acessou, o site do CNJ é www.cnj.jus.br.