terça-feira, 16 de março de 2010

De quem é a culpa?

Existe um mito na história do Brasil que diz: a expulsão dos holandeses foi prejudicial ao Nordeste, que com eles teríamos ficado muito melhores... Recife fica numa celebração a meu ver, boboca, destes poucos anos em que foi dominada pelos holandeses. Assim, como São Luís fica se vanglorando da origem francesa. Pura Tolice!

O sistema colonial que a Companhia das Índias Ocidentais previu para o Brasil era baseado na mesma linha mestra de Portugal, a cana-de-açúcar em sistema de plantation. Estive em Curação e a ilha não é um país desenvolvido, apesar de linda (como o Nordeste). Indonésia e Suriname são exemplos certeiros de que os holandeses não iriam fazer muita coisa diferente no Nordeste.

Os franceses também não teriam feito por São Luís melhor que os portugueses e o exemplo é ainda mais contundente - o Haiti foi colônia francesa. Nem a colonização Inglesa era garantia alguma, vide a paupérrima Guiana Inglesa. Aí fica a questão: mas por que os Estados Unidos e o Canadá ficaram desenvolvidos? Aquela velha história de colônia de povoamento/exploração vem a tona...

É a máxima! Somos pobres. De quem é a culpa? Claro que é da Europa, que primeiro nos explorou e depois dos EUA, que continuou. Evidente que a culpa não é nossa, a culpa é do Imperalismo, diz o perfeito idiota latino-americano que é livro excelente sobre a questão. (Manual do Perfeito Idiota Latino Americano, Autor: Mendoza, Plinio Apuleyo; Llosa, Alvaro)

Esta análise não resiste a uma comparação desconcertante: em 1817, o PIB do Brasil era igual aos dos Estados Unidos. Aliás, nesta época, os EUA tinham escravidão, pobreza e conflitos vários. Em 1814, a Inglaterra invadiu facilmente os EUA, saqueram Washington e botaram fogo na sede do governo, que precisa ser pintada de branco de tempos em tempos para disfarçar as marcas do incêndio - e é só por isso que é a Casa Branca.

Se saímos do mesmo ponto quando nos tornamos nação, por que a distância é tão grande hoje?Falta de instituições, de estabilidade política, desrespeito a propriedade privada e aos contratos, os golpes, as quarteladas, a opção pela agricultura (Mauá e Delmiro Gouveia foram tratados quase que como criminosos), várias causas, mas vou enumerar algumas que eu acho que também fazem diferença e são pouco faladas:

1-O Brasil demorou demais a acabar com a escravidão e recebeu escravos demais (recebeu quase 55% de todos os escravos que vieram para a América).

2-O Brasil recebeu imigrantes europeus e japoneses de menos, que era mão-de-obra extremamente qualificada e organizada.

3-Estivemos imersos demais na ideologia católica, que não valoriza o trabalho, o lucro e o mérito pessoal, ao contrário dos protestantes de linha presbiteriana (sei que esta tese é batida, vide Max Weber, mas é comprovada na prática, basta olhar a Alemanha e a Itália, unificados na mesma época, com população e área parecidas).

4-Não nos envolvemos o tanto que deveríamos e poderíamos nas duas guerras mundiais, perdemos este bonde. Pode chamar de politicamente incorreto, mas nada melhor que uma guerra para desenvoler a economia.

A Constituição dos EUA, de 1787, estabelecia mandato de quatro anos com direito a reeleição, sem especificar o número possível destas reeleições. George Washington herói nacional(?!?), elegeu-se em 1788 para presidente, em 1792 foi reeleito para mandato até 1796. Em 1796 poderia se candidatar de novo e estava praticamente eleito. A Constituição permitia. Aí pensou bem e disse: "Tá bom, oito anos é um tempo razoável, mais que isso vira monarquia, e foi para se libertar de uma que a gente fez a guerra, é saudável que haja alternância de poder, porque ninguém é iluminado."
Ainda que um governo esteja indo bem, é bom mudar, porque o outro pode trazer nova contribuição e evita que o grupo acabe ficando viciado no Estado. O Poder, na república de verdade, somente se justifica se for transitório. Sábias palavras, acho que talvez a explicação da tal distância BRASIL/EUA esteja por aí. Nestes tempos de 2010 é bom lembrar isto porque, como diz meu pai, para o bom entendedor tiro de meta é pênalti.

Sei que algumas ideias são polêmicas... Mas, gosto de provocar mesmo!
* A autoria do texto é do procurador Federal Alisson do Valle Simeão.

8 comentários:

Marina Amaral disse...

Dia especial pro Cutucando o Ponto!
Este é o primeiro texto de 2010 escrito por um amigo que gosta de cutucar.
Obrigada, Alisson!
Este espaço é nosso... Escreva sempre suas cutucadas.
Adorei!!

Renata Farias disse...

Marina, obrigada pela publicação, estou te devendo uma cutucada, pode esperar... bjss
Renata Farias

Unknown disse...

Mano,
Belíssimo texto!Menino prodígio...cutucou muito bem!Tenho orgulho em levar seu sobrenome comigo...bjo saudoso!
Mana Aline

Adriana Simeão disse...

Primo,muito bom! E o texto é a tua cara.Adorei!!!!!!
bjs em vocês,
Adriana

Unknown disse...

Sou nova por aqui e amo assuntos como esse e aqui vai minha opinião pessoal.A explicação do atraso brasileiro é uma só:depedência econômica, tão conhecida tese. No livro "O Brasil e o dilemas da globalização", Rubens Ricupero nos traz uma tese interessante: o mito de que o Brasil seria periferia do sistema, na verdade,não fomos periferia do sistema e sim enquadrados de maneira "desleal" no sistema internacional, o que explica nosso atraso. Você já ouviu falar de dependência econômica americana?Nem eu.... Você mencionou guerras,não acho que isso de fato, nos alçaria a potência. Os países mais ricos e tradicionais da Europa já eram potências há um século antes, no Concerto Europeu de 1815, constituindo os principais impérios de então. Os Estados Unidos já eram potência na Primeira Guerra. E eles investiram em todas as áreas, em todas mesmo política,militar,econômica,educacional,cultural..Qual outro país você conhece ter feito a mesma coisa?Patriotismo também explica muita coisa. Nós brasileiros somos patriotas?Não. E outra muito importante: investimento em educação; ao Brasil isso não interessa.Veja mesmo nosso sistema de ensino e como os nossos estudantes não sabem de História,Geografia,Matemática e o mais triste:Português! (vejamos as famosas pérolas do vestibular) ACho que é isso!Ufa.

Anônimo disse...

Fomos enquadrados de forma "desleal" no sistema internacional por quem? Quer dizer que somos vítimas de um complô internacional armado pelos Estados Undos e pela Europa. Quem mais é vítima deste enquadramento? A Coreia do Sul foi enquadrada? E o Japão, que em 1860, antes da era Meiji era um paía feudal, também foi enquadrado. Como decidir quem foi e quem não foi vitíma da tal deslealdade?

Analise como calma o raciocínio do Ricúpero.

Você tem razão quando diz que os EUA já eram potência e 1914, quando a I guerra começo, mas você saboa que o PIB deles creeceu 40% entre 1912 e 1920? Será que a guerra, que impusionou a indústria e armamentos e trouxe milhares de imigrantes europeus escolarizados aos EUA não teve nada a ver com isso.
E grande depressão dos anos 30, que acabou de vez em 1939, exatamente o nao que a segunda guerra começou. Nada a ver. Em 1941, por causa do esforço de guerra, os EUA produziam três aviões por dia. Mulheres que nunca tinham trabalhado foram treinadas e assumiram postos nas linhas de montagem, depois forma integradas ao mercado de trabalho e fizeram a revolução feminista dos anos sessenta. Será que isso não ajudu nada?
Patriotismo é o conceito ideológico perigoso. Serve muitas vezes para justificar ditaduras e culpar outros países pelos problemas internos. Chevez, Morales e Rafael Correia apelam para patriotismo.´
É a ferida que o exto quer tocar.
Somos pobres, de quem é a culpa?
DoSistema internaconal que nos enquadrou de maneira desleal, ou seja, somos pobres e é claro que a culpa não é nossa. Assim fica fácil.

MsC disse...

Como se faz para dar uma cutucada (no blog, com todo respeito)?

Daniela Matos disse...

Esse Procurador é simplesmente fantástico! Tenho muito orgulho em dizer que fui sua aluna! Saudades Alisson!