segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Da janela


No fim de semana, um jornal da cidade trouxe uma notícia sobre assaltos no Sudoeste, bairro onde moro. Os bandidos adotavam um método antigo, apertar o interfone e checar se há alguém em casa. Sem resposta, eles invadiam o prédio e assaltavam os apartamentos vazios. Não há novidade nesse tipo de notícia... Nem mesmo informação se a segurança no local foi reforçada.

Pra mim, estaria tudo tranquilo se não fosse meu interfone tocar às cinco da manhã. Acordei com ele “disparado” e fiquei branca... Acredito que o sangue parou de circular por um minuto. E ao mesmo tempo percebi que um minuto é tempo suficiente para se pensar em muitas coisas... “Cadê o porteiro?” “Quem está interfonando?” “Incêndio?” “Assalto?”

Agarrei o celular e fui para a varanda de minha casa. Se abrirem minha porta, eu pulo da janela! No visor do telefone já estava o número 190. Alguns minutos se passaram e eu escutei alguém batendo na porta da vizinha. Ufa, era o louco o ex-namorado dela. Quase que liguei mesmo para o 190, foi uma briga de tremer o prédio. Mas, eu só pensava em parar de tremer minhas pernas e voltar a respirar...


O interessante de tudo isso não é esse episódio do meu condomínio, mas as influências que as notícias causam em nosso dia a dia. Somos bombardeados com notícias de assaltos, assassinatos, sequestros... O medo ele existe, nem que seja no inconsciente. Mas dá mesma forma que a mídia provoca essa sensação, ela também pode influenciar o maníaco. Quando lemos detalhes de um crime, matamos nossa curiosidade. Mas, talvez, os detalhes atiçam a imaginação do criminoso... Espero que nem o meu, nem o seu interfone toque nesta madrugada.

4 comentários:

Rodrigo Otávio disse...

huahauhau, Marina, que situação! Temos muitos medos é verdade. Mas eles são drasticamente potencializados pelas notícias dramáticas e sensacionalistas veiculadas na imprensa. A mídia adora provocar sensações. Sejam elas boas ou ruins! Nós, no entanto, inconcientemente, assimilamos apenas as desgraças. Foda né!

LUCAS RODRIGUES disse...

essa cutucada provocou uma sensação de insegurança!!! E não se esqueça que você tem um vizinho super prestativo!!!

Unknown disse...

Em uma noite dessas eu estava em casa assistindo o telejornal quando dois tiros foram disparados proximo ao portão da minha casa, tive que me jogar no chão.
Peguei o telefone e disquei 190, 1 hora DEPOIS A POLÍCIA chegou, só 1 hora depois.
se o seu interfone tocar outra vez não ligue 190, ligue 8461 .... vc sabe o resto, que eu chego em 1 minuto.
Bjss

Carlos Maurício Ardissone disse...

Oi Marina! Quanto tempo querida!! Sinto esta sensação constantemente, a qualquer hora. No meu prédio então, onde os porteiros são muito mal preparados, tenho receio de que qualquer estranho possa entrar. É.. acabamos tendo que aprender a conviver com isso.